Este ano o SEBRAE PREVIDÊNCIA completa 8 anos. A autorização para o funcionamento chegou no dia 2 de fevereiro de 2004. A
data representa a realização do desejo dos empregados do Sistema SEBRAE, que buscaram alternativas para a aposentadoria com
a implementação de uma previdência complementar.
A história do SEBRAE PREVIDÊNCIA está ligada à própria história dos empregados da instituição como um todo. Segundo os
primeiros mobilizadores, a preocupação começou com alguns colaboradores que saíram do Rio de Janeiro e desembarcaram em
Brasília, em 1986, com a transferência da sede do então Centro Brasileiro de Assistência Gerencial à Pequena Empresa –
CEBRAE. Desde então, um grupo passou a se reunir, discutir alternativas e visitar instituições para verificar o
funcionamento dos planos de previdência. Desde então, a gestão realizada é pautada na transparência e na busca por melhores
resultados para os mais de 6 mil participantes.
A Entidade passou por grandes e significativas processos de evolução, como: a implementação de empréstimos a participantes,
alteração do regulamento, cadastros atualizados, revisão do estatuto, campanha de atualização cadastral, evolução no
mapeamento dos processos e riscos de investimentos e de controles internos, evolução na comunicação e eleição dos Conselhos
Deliberativo e Fiscal.
Nos últimos meses, o SEBRA PREVIDÊNCIA está trabalhando com afinco na implementação do Planejar – Programa de Educação
Financeira e Previdenciária. O programa tem como objetivo orientar e ampliar o conhecimento das pessoas sobre finanças e
previdência. O Planejar tem 23 ações e terá o seu site lançado no próximo mês de março. Lá, os participantes terão acesso
a simuladores, calculadoras, dicas de economia, vídeos, além da descrição de todas as ações.
Os perfis de investimentos somente terão sua composição definida e serão implementados na data a ser escolhida pelo
Conselho Deliberativo do Instituto. “Com certeza, o Planejar será um dos maiores desafios neste ano de 2012”, afirma o
diretor-presidente do SEBRAE PREVIDÊNCIA, Edjair Alves. Ainda sobre o programa, o diretor ressalta a sua relevância na
implantação dos perfis de investimentos, outra ação que a Entidade vem trabalhando. “O Planejar será uma peça
importantíssima no momento em que os participantes poderão escolher o perfil que melhor se ajusta à sua necessidade:
conservador, moderado e agressivo”, explica.
Dentre os projetos a serem alcançados, está o plano para dependentes. A pesquisa realizada em 2011 sinalizou favoravelmente
para a criação do plano. Dos 1.606 que responderam, 1.430 disseram ter interesse em contratar um plano de previdência
privada para seus dependentes. Também foram mantidos entendimentos com diversas instituições com o objetivo de
desenvolvimento e implementação de plano de previdência para os seus empregados. Para tudo isso, a Entidade segue
trabalhando para cumprir todas as exigências da Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC.
Com quase 6 mil participantes, se tratando de uma entidade nova, Edjair Alves é bem realista. “Este resultado se deve a uma
equipe enxuta, porém, bem treinada e capacitada para atender com qualidade cada vez mais o nosso participante, além da
colaboração e apoio dos Representantes e Patrocinadores”, afirma. (Sebraeprev).
FEV