
Na manhã do dia 03 de setembro, esteve presente na Associação dos Aposentados e Pensionistas da CEPISA (AAPCE), o Presidente da Equatorial Energia Fundação de Previdência (EQTPREV), Sr. Frederico Barros. Além de assistidos e pensionistas, estavam presentes a Diretoria da FACEPI e da Associação.
Durante a visita, o Presidente da EQTPREV aproveitou para falar sobre a aquisição da Equatorial com a compra da Cepisa, apresentou a Entidade, os Planos administrados atualmente e sua estrutura de governança. Ainda, esclareceu alguns pontos, como por exemplo, a transferência de gerenciamento dos Planos da FACEPI para a EQTPREV.
Frederico Barros confirmou a extinção da FACEPI, uma vez que a sede passará a ser em São Luiz-MA e afirmou que os direitos adquiridos dos participantes, assistidos e pensionistas serão preservados.
Questionado por alguns participantes, o Presidente justificou a decisão da mudança de gerenciamento dos Planos devido a visão, do Grupo, de que a EQTPREV detém melhor capacidade para administrá-los, além disso, informou que trabalharão com transparência nas atividades desenvolvidas e que todas as decisões serão baseadas em resultados.
Na ocasião o Presidente informou que, concluída a transferência dos Planos, deverá ficar em Teresina, um escritório de atendimento. Disse que a ideia é que o escritório passe a ser no mesmo ambiente da Associação dos Aposentados e citou o exemplo do que ocorre no Estado do Pará, que já adota esse modelo.
“A Fundação administra recursos de seus associados e a Associação também tem o dever de fiscalizar e cobrar uma prestação de contas”. Afirmou o Presidente Frederico Barros.
Frederico falou ainda sobre a necessidade de haver uma relação de confiança entre os beneficiários e a futura gestora dos Planos, mas disse ter consciência que essa relação se estabelece com o tempo e de acordo com os resultados apresentados.
Questionado sobre como ficará a situação do período sem Plano e se haveria possibilidade de mudança nos valores dos benefícios considerados baixos, o Presidente afirmou que algumas situações permanecem sem resposta, mas que com relação ao período sem Plano se compromete em intermediar possíveis propostas de negociação junto à Patrocinadora. Sobre os benefícios pagos, disse que pelas características do Plano BD, não será possível reajuste de valores, uma vez que, tal atitude, poderá acarretar desequilíbrio no Plano.
Feitos os esclarecimentos, Frederico agradeceu a presença de todos, a colaboração da FACEPI e da AAPCE e se colou à disposição para retornar, sempre que necessário.
Robert Cavalcante, Presidente da FACEPI, aproveitou o momento para agradecer a visita do Presidente da EQTPREV e elogiou a forma como o processo vem sendo conduzido.
O Sr. Vicente, Presidente da AAPCE, também agradeceu a presença dos assistidos e pensionistas e disse acreditar que todos os esclarecimentos foram feitos. Disse que mudanças assustam, porém, acredita que todo o processo será feito da melhor forma para todos.
No turno da tarde e na manhã do dia seguinte, Frederico Barros esteve no auditório da Equatorial Piauí também para apresentar a EQTPREV e para esclarecimentos sobre a mudança de gerenciamentos dos Planos da FACEPI. Estavam presentes participantes (ativos), a Diretoria Executiva da FACEPI e representantes do Sindicato dos Urbanitários do Piauí.
Confira abaixo, o registro dos encontros:
SET