CERTIFICAÇÃO ICSS

A certificação é um processo de aferição de conhecimento e habilidades, e representa o reconhecimento dos esforços de qualificação e valorização dos profissionais do sistema de previdência complementar. Por esta razão a certificação do ICSS foi desenvolvida como instrumento de autorregulação do sistema e ajudará o candidato a alcançar seus objetivos profissionais e pessoais, já que é um diploma altamente reconhecido e será um diferencial em sua carreira.

Existem duas modalidades para se adquirir a certificação: certificação por experiência e certificação por prova. A primeira é restrita àqueles que comprovarem já possuir requisitos de experiência relacionados com sua prática profissional. O candidato deve atender a algumas exigências, como comprovação de experiência no exercício da atividade, formação superior, entre outros. A avaliação é estruturada a partir do currículo do candidato, memorial e cartas de recomendação. Enquanto que a certificação por prova é voltada para os profissionais que querem se destacar no mercado por meio do reconhecimento institucional de sua capacitação. O objetivo é aferir o grau de conhecimento dos candidatos com relação às áreas de competências definidas no programa do exame.

Atualmente toda Diretoria da FACEPI encontra-se certificada por experiência com ênfase em Administração, e o gerente financeiro certificado com ênfase em investimentos. O presidente do Conselho Deliberativo, juntamente com o gerente de benefícios e o gerente contábil estão participando do processo de certificação. Neste ano, visando cumprir o cronograma de certificação da Resolução CMN Nº 3.792 de 24/09/2009 nos termos dos artigos 7º e 8º, que exigem ao final de 2013, o percentual de 75% dos participantes do processo decisório dos investimentos da entidade tenham certificação, a Fundação deverá certificar pelo menos cinco pessoas.

0